Bolsas de estudo em Engenharia Mecânica

Engenharia Mecânica com bolsa de estudo com desconto na mensalidade

Descrição

O curso de Engenharia Mecânica estuda o processo de fabricação de sistemas mecânicos de motores utilizados em diversos tipos de máquinas, veículos, equipamentos, ferramentas específicas da indústria mecânica, sistemas de aquecimento e refrigeração, distribuição de energia elétrica e entre outros.

O curso de Engenharia Mecânica aborda muitos cálculos, pensamento lógico, prática na resolução de problemas e desenvolvimento de projetos. É possível encontrar na grade matérias relacionadas a Química, Computação Aplicada a Engenharia Mecânica e Eletricidade.

Segundo uma das faculdades parceiras do Clube de Bolsas, as 4 áreas técnico-científicas estudadas pela Engenharia Mecânica são:

• Térmica: termodinâmica e a transmissão de calor, com suas aplicações em máquinas térmicas, em condicionamento de ambientes etc.;

• Fluidos: teoria da mecânica dos fluidos e com aplicações em máquinas hidráulicas e pneumáticas;

• Fabricação: conhecimento dos processos e equipamentos para tal finalidade;

• Projeto: reunião de itens, concepção, materiais e cálculos necessários para se chegar ao produto final.

Guia Completo

A Engenharia Mecânica é o ramo da engenharia que cuida do projeto, construção, análise, operação e manutenção de sistemas mecânicos. O engenheiro mecânico é responsável por projetar e desenvolver motores, veículos, máquinas e sistemas termodinâmicos para todo tipo de indústria.

Pensando em te ajudar, nós do Clube de Bolsas criamos um Guia Completo do Curso de Engenharia Mecânica. Aqui vamos informar mais sobre o curso, onde trabalhar, perfil, grade curricular, entre outras coisa.

Onde Trabalhar

O Engenheiro Mecânico é o profissional por trás do funcionamento de muitas coisas que usamos diariamente. Máquinas motorizadas utilizadas na fabricação de diversas coisas, no desenvolvimento de carros, aviões, motos e etc., sistemas de refrigeração, geladeiras, sistemas elétricos e tudo o que envolve processos mecânicos, precisam do planejamento, construção, manutenção e supervisão de um engenheiro mecânico.

As funções principais de um engenheiro mecânico são:

• Proteger, instalar e manter turbinas, bombas, válvulas e máquinas em funcionamento;

• Definir instrumentos para monitorar processos térmicos e hidráulicos;

• Determinar o tamanho dos equipamentos, fazendo especificações térmicas e escolhendo o material para os equipamentos industriais;

• Elaborar catálogos técnicos, moldes para ferramentas e dispositivos de alimentação de máquinas; testes de resistência em máquinas e equipamentos;

• Desenvolver turbinas a vapor, compressores, caldeiras, motores de combustão interna e sistemas de refrigeração.

Carreira em Engenharia Mecânica:

A Engenharia Mecânica possibilita ao recém-formado muitas possibilidades. As áreas da engenharia automotiva, da automobilística e a aeronáutica, são onde os Engenheiros Mecânicos possuem mais atuação, com boas remunerações e novos desafios todos os dias.

Nos setores de energia e saneamento básico, é necessário também profissionais especializados em mecânica. Uma outra área de atuação desse profissional é no desenvolvimento de eletrodomésticos e sistemas de refrigeração de diversos portes.

O Clube de Bolsas separou algumas áreas de atuação de um Engenheiro Mecânico, confere aqui 😊:

• Indústria automobilística

Os engenheiros mecânicos podem encontrar funções na indústria automobilística em praticamente todos os processos de desenvolvimento dos veículos: projeto, construção, aperfeiçoamento, manutenção, supervisão da linha de montagem, controle de qualidade e também no desenvolvimento de novas tecnologias e modelos.

• Indústria energética

No ramo da energia, o engenheiro mecânico é responsável pelos maquinários e sistemas e também na implantação de soluções de energias sustentáveis.

• Indústria metalúrgica

Responsável pela extração e manipulação de metais para a produção de peças utilizadas em diversas coisas, como na construção de carros, equipamentos de construção civil e entre outros.

• Indústria petroquímica

Na área de petroquímica o engenheiro mecânico atua nos maquinários e tecnologias utilizados para a extração de petróleo, nas etapas de refino, no processamento e distribuição do mesmo.

Perfil do curso

Para saber se Engenharia Mecânica é o seu negócio, tenha certeza de ter uma verdadeira relação de amor com a matemática, porque não vai ter como fugir dela durante o curso. Se você possui raciocínio lógico e objetivo, é detalhista e consegue pensar com clareza diante de problemas, fique atento, pois Engenharia Mecânica pode ser o caminho certo para você.