loading

Aguarde, carregando...

loading

Bolsas de estudo em Engenharia de Controle e Automação

Engenharia de Controle e Automação com bolsa de estudo com desconto na mensalidade

Descrição


O curso de Engenharia de Controle e Automação pode ser chamado também de Engenharia Mecatrônica em algumas instituições de, devido as matérias e as funções tão parecidas. Porém existe uma pequena diferença entre as duas áreas, que podem ou não se fundirem em um só curso: Engenharia Mecatrônica possui foco maior na mecânica, já a Engenharia de Controle e Automação é mais voltada para elétrica.

Durante o curso, o aluno terá sólida formação nas áreas básicas que compõe a estrutura do curso, Mecânica, Eletrônica e Computação, com matérias relacionadas também a Programação, Informática Industrial, Máquinas Inteligentes e Eletrônica Embarcada. 

A teoria se une com a prática nos laboratórios de automação, robótica e instrumentação. A elétrica é muito presente no curso com as matérias de circuitos, eletrônica, microcontroladores e entre outros.



Guia Completo


O curso de Engenharia de Controle e Automação forma profissionais capacitados para atuar com os equipamentos utilizados na indústria, projetando, operando, gerenciando e dando a manutenção adequada.

Pensando em te ajudar, nós do Clube de Bolsas criamos um Guia Completo do Curso de Engenharia de Controle e Automação. Aqui vamos informar mais sobre o curso, onde trabalhar, perfil, grade curricular, entre outras coisa. 

Ficou interessado? Então continue lendo. Descubra tudo isso e muito mais!



Onde Trabalhar


O avanço da tecnologia e a demanda por cada vez mais avanço nessa área tem marcado os dias atuais. O que faz do engenheiro de controle e automação um profissional cada vez mais requisitado pelas indústrias de diversos segmentos, devido a sua capacidade de atuação em tecnologias e inovações.

O engenheiro desta área projeta e opera equipamentos usados nos processos produtivos industriais, voltado sempre para a automatização através de conhecimentos específicos de elétrica. Ele é responsável também pela programação das máquinas e a adaptação de softwares nesses processos industriais.

Na área da robótica esse profissional pode projetar e programar robôs industriais utilizados nos processos de fabricação e desenvolver máquinas programadas por computador para a fabricação de peças e componentes mecânicos. 

Carreira em Engenharia de Controle e Automação:

Os setores que mais empregam engenheiros de controle e automação são as grandes indústrias que dependem de maquinários de inteligência artificial para a produção e otimização em processos de fabricação. Atua na automatização de equipamentos e sistemas de produção, desenvolve programas de instrumentação eletroeletrônica e de máquinas.

As indústrias das áreas de automobilística, aeronáutica, petrolífera, computação, robótica, manufatura, indústria portuária e domótica, demandam sistemas robóticos nos processos de fabricação, por isso essas são as áreas de atuação que mais empregam engenheiros de controle e automação. 

Algumas áreas de atuação do engenheiro de controle e automação:

Infraestrutura: Aqui o engenheiro desenvolve sistemas de conversão e conservação de energia, drenagem e irrigação, além de realizar diagnósticos energéticos.

Controle e automação: Trabalhar diretamente com o sensoriamento, controle e automação de sistemas, na monitoração de equipamentos, máquinas, dispositivos mecânicos, elétricos e eletrônicos.

Tecnologia: Geralmente nos setores agropecuários. Criar métodos de aproveitamento de produtos, que envolvem desde o acondicionamento a conservação de produtos.



Perfil do curso


Para saber se Engenharia de Controle e Automação é o seu negócio, tenha certeza de ter uma verdadeira relação de amor com a matemática e tecnologia, porque não vai ter como fugir delas durante o curso. Se você possui raciocínio lógico e objetivo, é detalhista e consegue pensar com clareza diante de problemas, fique atento, pois Engenharia de Controle e Automação pode ser o caminho certo pra você.



Quer ficar por dentro de tudo sobre as melhores faculdades?