loading

Aguarde, carregando...

loading

Bolsas de estudo em Ciências Sociais - Segunda Graduação

Ciências Sociais - Segunda Graduação com bolsa de estudo com desconto na mensalidade

Descrição


Ciências Sociais é um curso que possui dois tipos de formação, Bacharelado (de 4 a 6 anos de duração) e Licenciatura (de 2 a 3 anos de duração). Independentemente da graduação escolhida pelos estudantes, ambas conferem aos universitários diplomas de Ensino Superior completo. 

Oferecido em universidades públicas e privadas, a graduação é voltada para formação de alunos que desejam se especializar nas áreas de Antropologia, Ciências Políticas e Sociologia. 

Durante o curso, os alunos aprendem a desenvolverem autonomia intelectual, capacidade analítica e uma visão humanística referente a sociedade, com o objetivo de formar profissionais qualificados para atuarem em organizações não governamentais (ONGs) e no poder público.

A graduação em si, irá exigir do estudante conhecimento sobre movimentos sociais, sexualidade e ciências sociais, família, política, conflito social entre outras disciplinas que serão abordadas no decorrer da vida acadêmica. Sendo assim, no decorrer do curso, o aluno irá desenvolver uma visão ampla e crítica a respeito dos princípios técnicos e éticos ligados ao curso e a área de atuação profissional.

Ainda na vida acadêmica, o estudante terá a chance de estagiar em diversas áreas que necessitem dos conhecimentos em Ciências Sociais, como: ONGS, política, escolas, emissoras de TV e etc. 



Guia Completo


Ciências Sociais é uma área científica destinada a estudar a organização das sociedades e culturas atuais. Para isso, é preciso entender suas origens e desenvolvimento, bem como as características de indivíduos e grupos.

Pensando em te ajudar, nós do Clube de Bolsas criamos um Guia Completo do Curso de Ciências Sociais. Aqui vamos informar mais sobre o curso, onde trabalhar, perfil, grade curricular, entre outras coisa. 

Ficou interessado? Então continue lendo. Descubra tudo isso e muito mais!!!



Onde Trabalhar


A área de atuação para profissional formado em Ciências Sociais abrange vários setores ligados a análise e costumes de diversos grupos sociais. Deste modo, empresas com os mais variados portes no mercado, contratam profissionais qualificados nesse ramo para atuarem em universidades, jornais, revistas, governo federal, departamento de gestão em instituições, museus e várias outras áreas. 

Carreira de um graduado em Ciências Sociais

Após a formação, a lista de oportunidades para os graduados em Ciências Sociais pode ser considerada vasta, já que existem várias áreas de atuação para o profissional inserido neste mercado de trabalho. Sendo assim, o Clube de Bolsas separou algumas áreas de atuação desta profissão.

  • Professor de ensino fundamental, de ensino médio e de ensino superior.
  • Pesquisador seja na área acadêmica ou não acadêmica.
  • Profissional que atue em planejamento, consultoria, formação e assessoria junto a empresas públicas, privadas, organizações não governamentais, governamentais, partidos políticos, movimentos sociais e atividades similares.
  • Assessoria em campanhas políticas e publicitárias 
  • Escritor de artigos para veículos de comunicação
  • Palestrante 
  • Professor 

Vale lembrar que essas são apenas algumas das áreas em que um bacharel ou licenciado em Ciências Sociais poderá exercer a profissão



Perfil do curso


Por se tratar de um curso voltado para os conhecimentos de ciências humanas, a profissão abrange vários setores ligados à área da educação, estudos sociais e até mesmo televisão.  Ser curioso, gostar de ler e escrever e ter apreço por novas culturas, são fatores essenciais para o profissional formado em Ciências Sociais, uma vez que realizar pesquisas e estudos sobre os fenômenos das sociedades serão atividades constantes na vida do graduado neste curso. 

Ter uma boa comunicação, ser paciente, possuir uma visão crítica e reflexiva sobre todo tipo de assunto, são características fundamentais para o profissional da área. 

Segundo diretrizes curriculares do MEC, o profissional formado em ciências sociais deverá atender as seguintes competências e habilidades: 

  • Domínio da bibliografia teórica e metodológica básica

  • Autonomia intelectual

  • Capacidade analítica

  • Competência na articulação entre teoria, pesquisa e prática social

  • Compromisso social

  • Competência na utilização da informática

  • Específicas para licenciatura

  • Domínio dos conteúdos básicos que são objeto de ensino e aprendizagem no ensino fundamental e médio

  • Domínio dos métodos e técnicas pedagógicos que permitem a transposição do conhecimento para os diferentes níveis de ensino.

Se tratando de uma área que abre caminho para diversos setores de uma empresa e campo de atuação, é importante que o profissional desenvolva algumas habilidades, como: Empatia, boa comunicação, adaptação, inteligência emocional, trabalho em equipe, persuasão entre outros. 

Sendo assim, para atuar neste mercado, é necessário que o profissional esteja livre de qualquer preconceito, já que, por ser amplo o campo de atuação, o especialista poderá lidar com pessoas de classes, culturas, gêneros e ideias distintas.



Quer ficar por dentro de tudo sobre as melhores faculdades?