loading

Aguarde, carregando...

loading

Bolsas de estudo em Ciências da Computação

Ciências da Computação com bolsa de estudo com desconto na mensalidade

Descrição


O curso de Ciências da Computação estuda a elaboração de programas de informática, para computadores e dispositivos móveis. É a ciência que estuda as técnicas, metodologias e instrumentos computacionais, que automatiza processos e desenvolve soluções baseadas no uso do processamento de dados. 

Em outras palavras, o profissional da área de ciências da computação irá trabalhar com sistemas computacionais, desde a análise da proposta, definição do projeto, até seu desenvolvimento. O curso também abrange as técnicas de modelagem de dados e os protocolos de comunicação, além de princípios que abrangem outras especializações da área. 

A principal ferramenta para a função de Ciências da Computação são os algoritmos, o que torna a matemática indispensável para o curso, assim como lógica de programação.

O Clube de Bolsas acha importante você saber: A graduação não se trata de computadores, mas sim de computação que é a ciência por trás dos computadores, dispositivos, softwares, aplicativos e toda essa tecnologia que está ao nosso redor. O que diferencia Ciências da Computação de outras áreas da TI é que seu foco é entender essa ciência.



Guia Completo


Nossa sociedade se torna cada vez mais dependente dos computadores, sistemas eletrônicos e internet. O desenvolvimento da inteligência artificial e da Internet das Coisas faz com que a tendência aumente. Nesse sentido, a graduação em Ciências da Computação é uma área com mercado extremamente promissor, e boas oportunidades para quem deseja seguir nele.

Pensando em te ajudar, nós do Clube de Bolsas criamos um Guia Completo do Curso de Ciência da Computação. Aqui vamos informar mais sobre o curso, onde trabalhar, perfil, grade curricular, entre outras coisa. 

Ficou interessado? Então continue lendo. Descubra tudo isso e muito mais!



Onde Trabalhar


Esse profissional elabora os algoritmos necessários para o funcionamento de aplicativos, ferramentas e infraestruturas de softwares de sistemas de computação. 

Trabalhando diretamente na infraestrutura de diversos tipos de programas, desde aplicativos a sites, colaborando para empresas de aplicativos, contribuindo para o funcionamento de sites e etc. Esse profissional deve possuir domínio em algoritmos e matemática.

Segundo diretrizes do Ministério da Educação (MEC) um profissional em Ciências da Computação deve:

  • Possuir sólida formação em Ciência da Computação e Matemática que o capacite a construir aplicativos de propósito geral, ferramentas e infraestrutura de software de sistemas de computação e de sistemas embarcados, gerar conhecimento científico e inovação e que os incentivem a estender suas competências à medida que a área se desenvolve; 

  • Visão global e interdisciplinar de sistemas e entendam que esta visão transcende os detalhes de implementação dos vários componentes e os conhecimentos dos domínios de aplicação; 

  • Conhecer a estrutura dos sistemas de computação e os processos envolvidos na sua construção e análise; 

  • Dominar os fundamentos teóricos da área de Computação e como eles influenciam a prática profissional; 

  • Ser capaz de agir de forma reflexiva na construção de sistemas de computação, compreendendo o seu impacto direto ou indireto sobre as pessoas e a sociedade; 

  • Criar soluções, individualmente ou em equipe, para problemas complexos caracterizados por relações entre domínios de conhecimento e de aplicação; 

  • Reconhecer o caráter fundamental da inovação e da criatividade e compreendam as perspectivas de negócios e oportunidades relevantes.

Carreira em Ciências da Computação

Atualmente, nenhuma empresa quer ficar de fora da realidade tecnológica que vivemos, por isso mercado demanda profissionais que atendam o crescimento dessa necessidade hardwares e softwares, programas e aplicativos, por isso a área de Ciências da Computação é muito promissora para quem escolhe cursar.

O Clube de Bolsas separou algumas áreas de atuação de um profissional em Ciências da Computação, confere aqui 😊:

 

  • Especialista em Big Data: Aqui o profissional é responsável por interpretar os dados e transformá-los em ferramentas para que as empresas identifiquem possíveis clientes na internet.

  • Arquiteto de Softwares: Modelar sistemas e entender a logística necessária para que o software possa funcionar corretamente. Pode ainda trabalhar com melhoria de processos computacionais e propor soluções para automatização de procedimentos industriais e comerciais.

  • Gerente de projetos de TI: Coordenação de projetos relacionados as funções da TI de um modo geral.



Perfil do curso


É importante que o futuro profissional da área, tenha familiaridade com números antes de escolher cursar Ciências da Computação, pois o cálculo é algo muito presente no curso. Para se destacar nesta área, é essencial que o profissional consiga solucionar problemas complexos de forma prática e rápida. Ser curioso e ter apreço pelo conhecimento pode ser um diferencial para quem deseja se dar bem neste ramo. 

 



Quer ficar por dentro de tudo sobre as melhores faculdades?