loading

Aguarde, carregando...

loading

Bolsas de estudo em Agronomia

Agronomia com bolsa de estudo com desconto na mensalidade

Descrição


O curso de Agronomia – ou Engenharia Agrônoma - forma agrônomos, profissionais responsáveis pelo agronegócio, como o cuidado com animais que são usados como alimento, cultivo de frutas, legumes, hortaliças e entre outros. 

O curso possui foco durante a formação no respeito à fauna e à flora, na conservação e recuperação da qualidade do solo, do ar e da água e no uso tecnológico racional, integrado e sustentável do meio ambiente.

Por ser um curso da área de engenharias, matemática, física e outros conhecimentos da área de exatas são matérias consideradas essenciais para a formação. As matérias mais específicas são voltadas para o agronegócio e são as partes mais práticas do curso, como Nutrição de Plantas e Adubação Solos, Conservação do Solo e da Água, Fisiologia Vegetal e Animal e entre outras.



Guia Completo


Dentro das Ciências Agrárias, a Agronomia é um campo bastante multidisciplinar que trabalha com o objetivo de aumentar o conhecimento sobre a agropecuária e, ao mesmo tempo, aperfeiçoar as técnicas e práticas agrícolas e da zootecnia.

Pensando em te ajudar, nós do Clube de Bolsas criamos um Guia Completo do Curso de Agronomia. Aqui vamos informar mais sobre o curso, onde trabalhar, perfil, grade curricular, entre outras coisa. 

Ficou interessado? Então continue lendo. Descubra tudo isso e muito mais!



Onde Trabalhar


O agrônomo é o profissional que está diretamente ligado com o campo. Seu dia-a-dia envolve contato com o plantio e cultivo de verduras, frutas, hortaliças e tudo que em boa parte consumimos todos os dias. Além disso, esse profissional é responsável pelo cuidado dos animais produtores de alimentos para consumo humano (ovos, leite, carne, etc.) 

O agrônomo irá planejar e fiscalizar todo o trabalho de forma que ele seja feito com métodos e tecnologias sustentáveis, ou seja, de forma que cause o menor impacto possível no meio ambiente. O profissional em agronomia possui um vasto conhecimento sobre o âmbito do agronegócio, por isso seu trabalho pode ser conciliado com muitas áreas da medicina veterinária, zootecnia e entre outros. 

Segundo diretrizes do Ministério da Educação (MEC) as funções de um agrônomo são: 

  • Projetar, coordenar, analisar, fiscalizar, assessorar, supervisionar e especificar técnica e economicamente projetos agroindustriais e do agronegócio, aplicando padrões, medidas e controle de qualidade; 

  • Realizar vistorias, perícias, avaliações, arbitramentos, laudos e pareceres técnicos, com condutas, atitudes e responsabilidade técnica e social, respeitando a fauna e a flora e promovendo a conservação e/ou recuperação da qualidade do solo, do ar e da água, com uso de tecnologias integradas e sustentáveis do ambiente; 

  • Produzir, conservar e comercializar alimentos, fibras e outros produtos agropecuários; 

  • Participar e atuar em todos os segmentos das cadeias produtivas do agronegócio; 

Carreira em Agronomia:

O mercado de agronomia é essencial para o crescimento econômico de um país. O Brasil é um grande exportador de frutas, café, carne bovina e entre muitos outros produtos que primeiramente passam pelas mãos dos agrônomos antes de chegarem aos mercados, por isso a carreira em agronomia está sempre em crescimento e por isso é muito promissora. 

Algumas áreas de atuação do agrônomo:

  • Agricultura

Nessa área o agrônomo estuda as condições do solo, levando em consideração a região, o clima e o que será plantado, e indica os melhores métodos para o plantio, planeja ações para prevenir pragas. Acompanha o processo de colheita, supervisiona o armazenamento e os processos de industrialização, até o produto final.

  • Pesquisa 

Estudo das sementes e das variações das plantas, analisando como é o plantio e o cultivo de cada planta, com o objetivo de otimizar a produtividade da plantação.

  • Pecuária

Na criação de rebanhos, ele determina onde devem ficar os animais, os alimentos consumidos, como prevenir doenças, garantindo a higiene e saúde dos animais. Além também de planejar e supervisionar os procedimentos corretos para o abate e a comercialização. 

  • Comércio

Nessa área o agrônomo é responsável por supervisionar o trabalho dos produtos de origem vegetal e animal, garantindo que todos os procedimentos envolvidos no processo estejam legais e dentro da lei. 



Perfil do curso


Gostar de animais e natureza, é o primeiro passo. O agrônomo possui contato direto com a terra, rebanhos e áreas rurais, e é importante se perguntar se você gostaria de trabalhar com isso. Se a resposta for sim, Agronomia pode ser o caminho certo para você!

Já sabe né? O Clube de Bolsas te ajuda a descobrir em qual curso você se encaixa mais :)



Quer ficar por dentro de tudo sobre as melhores faculdades?