loading

Aguarde, carregando...

loading

Bolsas de estudo em Agronegócios

Agronegócios com bolsa de estudo com desconto na mensalidade

Descrição


O curso de Agronegócio – ou Gestão em Agronegócio - estuda as formas de aumentar a eficiência do mercado agrícola e industrial. Essa formação possui foco no mercado rural, por isso o curso aborda questões acerca de gestão, administração e finanças, voltado para o mercado agrícola.

Nos primeiros momentos do curso, o aluno terá contato com matérias voltadas para a gestão de negócios, como Contabilidade, Estatística Aplicada e Empreendedorismo. Entre algumas das matérias específicas estão a Administração de propriedades Rurais, Agricultura Sustentável e Introdução ao Agronegócio.



Guia Completo


Eventualmente chamado de agribusiness é uma área que representa atividades agrícolas e todos os serviços, tecnologias, técnicas e uso de equipamentos relacionados de forma direta ou indireta às atividades do campo.

Pensando em te ajudar, nós do Clube de Bolsas criamos um Guia Completo do Curso de Agronegócio. Aqui vamos informar mais sobre o curso, onde trabalhar, perfil, grade curricular, entre outras coisa. 

Ficou interessado? Então continue lendo. Descubra tudo isso e muito mais!



Onde Trabalhar


O Agronegócio trabalha com o mercado da agroindústria. O profissional dessa área, também chamado de Gestor em Agronegócio, lida diretamente com a cadeia de produção da agroindústria, desde o planejamento da safra, custos de cada processo da produção até a venda, ou seja, o gestor em agronegócio atua na produção, comercialização, industrialização, importação e exportação de produtos agropecuários, além de atuar na produção, distribuição e comercialização das matérias primas necessárias a atividade agropecuária. 

O gestor em agronegócio está por trás da administração das empresas públicas e privadas de agroindústria, fazendas, rebanhos, safras, visando respeitar as exigências de preservação ambiental, implementando soluções inovadoras e tecnológicas para o setor agropecuário.

Segundo o Ministério da Educação (MEC) o gestor de agronegócios realiza as seguintes funções: 

  • Planeja, implanta, executa e avalia os processos relacionados ao beneficiamento, industrialização e conservação de produtos agroindustriais, da matéria-prima ao produto final. 

  • Gerencia os processos de produção e industrialização de produtos agroindustriais. 

  • Supervisiona as várias fases dos processos de industrialização e desenvolvimento de produtos agroindustriais. 

  • Analisa produtos agroindustriais.

  • Gerencia a manutenção de equipamentos na agroindústria. 

  • Coordena programas de conservação e controle de qualidade. 

  • Desenvolve, implanta e executa processos de otimização da agroindústria. 

  • Desenvolve novos produtos e pesquisa na agroindústria. 

  • Elabora e executa projetos de viabilidade econômica e processamento de produtos agroindustriais. 

  • Vistoria, realiza perícia, avalia, emite laudo e parecer técnico em sua área de formação.


 

Carreira em Agronegócio

Um gestor em agronegócio atua no setor agropecuário. Em pequenas, médias ou grandes empresas, públicas ou privadas. Empresas agroindustriais, de produção agrícola ou de varejo de alimentos, lidando com a formulação e implantação de políticas públicas de desenvolvimento agrícola e rural. 

Pode atuar também na gestão de organizações rurais. Pode também prestar consultoria a diversas instituições do setor agrícola, atuando como profissional autônomo. Pode contribuir também como analista de projetos agroindustriais, podendo exercer também em mercados agroindustriais. Uma outra possibilidade é lidar com a importação e exportação, afinal, o Brasil é um grande exportador de diversas matérias primas e produtos, o que torna a área de Agronegócios extremamente importante para a economia do país. 

Alguns lugares em que o Gestor de Agronegócios pode atuar, segundo o Ministério da Educação:

  • Cooperativas e associações. 

  • Empresas de armazenamento e distribuição de produtos agroindustriais. 

  • Empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico e consultoria. 

  • Indústrias e/ou empresas de produção e beneficiamento de produtos alimentares e não alimentares. 

  • Laboratórios de análises de produtos agroindustriais. 

  • Órgãos de inspeção sanitária. 



Perfil do curso


É necessário ter interesse pela área de gestão de negócios, possuir afinidade com a área agrícola. Ter facilidade com cálculos e processos administrativos, ser organizado e gostar de planejamento, além também de ter espírito de liderança e criatividade para solucionar problemas



Quer ficar por dentro de tudo sobre as melhores faculdades?